Obras. 1949|2006

 


Relação das obras de E. Villani-Côrtes , 1949 a 2006


ABREVIATURAS

abreviaturas

 

2pn . dois pianos

A . contralto (voz)

Acd . acordeão

B . baixo (voz)

Bar . barítono (voz)

Bat . bateria

Bds . banda sinfônica

Cb . contrabaixo

Cel . celesta

Cfe . coro feminino

Cif . coro infantil

Cji . conjunto instrumental

Cl . clarinete

Clp . clarineta píccolo (requinta)

Cmi . coro misto

Cor . coro com acompanhamento

Cpl . coro à capella

Cra . cravo

Cxc . caixa clara

Duo . duo

Fag . fagote

Fim . fita magnética

Fl . flauta

Fld . flauta doce

Flm . flautim

Gpe . grupo de percussão

Hpa . harpa

Jbd . jazz band

M . mezzo soprano (voz)

Mrb . marimba

Nnt . noneto

Ob . oboé

Oct . octeto

Ojz . orquestra de jazz

Omt . orquestra de metais

Oqc . orquestra de câmara

Orc . orquestra de cordas

Org . órgão

Orq . orquestra

Ors . orquestra de sopros

Per . percussão

Pn4 . piano a quatro mãos

Pno . piano

Pra . prato

Qac . quarteto de cordas

Qim . quarteto de metais

Qua . quarteto

Qui . quinteto

S . soprano (voz)

Sax . saxofone

Sex . sexteto

Sl . solo

Snt . sintetizador

Sxa . saxofone contralto

Sxs . saxofone soprano

Sxt . saxofone tenor

T . tenor (voz)

Tbn . trombone

Tmp . tímpano

Tpa . trompa

Tpt . trompete

Tro . trio

Tub . tuba

Vib . vibrafone

Vla . viola

Vlc . violoncello

Vln . violino

Vlo . violão

Voz . voz

Vss . vozes solistas

Vzf . voz feminina

Xil . xilofone

♫ ▲

 


1949


1.949

Prelúdios nº1 ao nº 9 – (Sl. pno)

Notas: Utilizada na dissertação de mestrado: HAMOND, Luciana Fernandes. “Prelúdios para piano solo de Edmundo Villani-Côrtes: um estudo técnico e interpretativo.”

Rio de Janeiro, agosto de 2005. [Dissertação] – UNNRIO.

1ª Audição: São Caetano do Sul, Fundação das Artes, Ulisses Castro (piano), 2000. Editada por Estúdio Dois. Dedicados a Ulisses de Castro.

♫ ▲


1950


1.950

Estudo em nonas – (SI. pno)

♫ ▲


1951


1.951

Estudo Fantástico – (SI: pno)

♫ XXX


1953 | 1955


1.953 | 1.955

Concerto, para piano e orquestra, nº 1 – (Pno, orq)

1ª Audição: Juiz de Fora, Edmundo Villani- (piano) e Orquestra Filarmônica de Juiz de Fora, Max Gefter (regente), 1955.

Duração: ca. 20min

♫ ▲


1956


1.956

Fantasia para piano e orquestra – (Pno, orq)

1ª Audição: Juiz de Fora, Edmundo Villani- (piano) e Orquestra Filarmônica de Juiz de Fora, Max Gefter (regente), 1956.

Duração: ca. 8min

♫ ▲


1957


1.957

Série Brasileira opus 8 – (Sl. pno)

Prelúdio; Dança; Movimento em 3/4; Chôro em forma de rondo.

1ª Audição: Juiz de Fora, Edmundo Villani- (piano), 1957.

Editada por Irmãos Vitale.

Duração: ca. 18min.

 

Fantasia Espanhola – (Orq)

1ª Audição: Juiz de Fora, Orquestra Filarmônica de Juiz de Fora.

 

Abertura – (Orq)

1ª Audição: Juiz de Fora, Orquestra Filarmônica de Juiz de Fora.

 

Sonata encantada – (Duo. vln, pno)

1ª Audição: Fortaleza, Fred e Nara, 1997.

♫ ▲


1958


1.958

Tuas mãos – (Duo. voz, pno)

Letra de autor desconhecido

Duração: 3min

 

Tuas mãos – (Voz, orq)

Letra de autor desconhecido

Arranjo para voz e orquestra do próprio compositor.

1ª Audição: Rio de Janeiro, Concurso OSRJ, Efigênia Cortes (voz), Ino Stinco (regente), 1958 – premiada em 1º lugar.

Duração: 3min

 

Você – (Duo. voz, pno)

Letra e música de Edmundo Villani

1ª Audição: Juiz de Fora, Assis Pacheco (voz), 1958.

Dedicada a Efigênia Cortes.

Duração: 2min20s

 

Seu Olhar – (Duo. voz, pno)

Letra e música de Edmundo Villani

1ª Audição: Juiz de Fora, Efigênia (voz), 1975.

Dedicada a Efigênia Cortes.

Duração: 1min30s

♫ ▲


1961


1.961

Poema – (Duo. voz, pno)

Versos de Afonso Romano de Sant’ana

1ª  Audição: Juiz de Fora, Efigênia (voz), 1975.

 

Suíte infantil – (SI. pno)

A pracinha das crianças; O concurso de papagaios; O dia de São Bartolomeu; Conversa com a vento

1ª Audição: Juiz de Fora, Edmundo Villani-  (piano), 1975.

Dedicado à Regina Palleta Hargreavis.

Baseado no livro “Diário do Sol” de Regina Palleta Hargreavis.

Duração: 10min

♫ ▲


1963


1.963

Ponteios, nº 1 ao nº 4 – (Sl. pno)

 

Baião – (Sl. pno)

 

Valsa – (Sl. pno)

 

Coral – “Ogundê Mocibá ê” – (Cpl. cmi)

1ª Audição: Coral da Unicamp, Benito Juarez (regente), 1970.

Duração: 3min

 

Triptico – (Duo. f1, pno)

Prelúdio; Fugato; Poslúdio.

Duração: 10min

 

Triptico – (Duo. CI, pno)

Prelúdio; Fugato; Poslúdio.

1ª Audição: São Paulo, MASP, Eduardo Pecci (clarinete), 1979.

Duração: 10min

♫ ▲


1964 | 1966


1.964 | 1.966

Papagaio azul (1964-1966) – (Duo. voz, pno)

Letra e música de Edmundo Villani

Duração: ca. 3111in20s

 

Papagaio azul (1964-1966) – (Cif)

Letra e música de Edmundo Villani

Versão para Coro Infantil feita pelo próprio compositor.

1ª Audição: São Paulo, MASP, Coral Infantil ECO, Teruo Yoshida (regente), 1975.

Duração: ca. 3min20s

 

Só o amor ficou (1964-1966) – (Duo. voz, pno)

Letra e música de Edmundo Villani

Duração: 2min15s

 

Canção para a menina triste (1964-1966) – (Duo. voz, pno)

Letra e música de Edmundo Villani

Duração: 3min10s

 

Uma estrela brilhou (1964-1966) – (Duo. voz, pno)

 

Saudade (1964-1966) – (Duo. voz, pno)

1ª Audição: Marta Mendonça (voz), 1971.

♫ ▲


1967


1.967

Desalento – (Duo. voz, pno)

Letra de Laerte Freire

♫ ▲


1969


1.969

Sonata, violoncelo e piano – (Duo. vlc, pno)

Allegro-Cadência-Coda, Lento, Vivo.

1ª audição: São Paulo, Auditório Santa Marcelina, Walrigo Pattuchi (violoncelo), Tereza Pattucchi (piano), 2004.

Duração: ca. 18min

 

Sonata, violoncelo e piano – (Vlc, arc)

Allegra-Cadência-Coda, Lento, Vivo.

1ª Audição: São Paulo, Teatro Municipal de Sao Paulo, Raiff Dantas (violoncelo), Henrique Lian (regente), 2004.

Duração: ca. 18min

 

Prelúdio e Postlúdio – (Omt)

1ª Audição: Festival de Curitiba, Marcelo Mechetti (regente), 1970.

 

Sonata viola e piano – (Duo. via, pno)

1ª Audição: Johannes Oeusner (viola), 1969.

 

Sonata, viola e piano . (Duo. Vlc, pno)

♫ ▲


1974


1.974

A fonte eterna – (Duo. voz, pno)

Letra de Laerte Freire

1ª Audição: Juiz de Fora, Efigênia  (voz), 1975.

Duração: 3min42s

 

A fonte eterna – (Duo. cb, pno)

Letra de Laerte Freire

1ª Audição: André Geiger (contrabaixo), Arlete Tironi (piano), 2001.

Duração: 3min42s

 

Borulóides – (Fld, vlo I – JlI, pno, per, vzf)

1ªAudição: MASP, Alunos da FAAPARTE, 1975.

Duração: 8min42s

 

Borulóides – (Fld I e II, orq)

1ª Audição: MASP, Alunos da FAAPAHTE, 1975.

Duração: 8min42s

♫ ▲


1976


1.976

Gará – (Cji. fld I e II, pno, vlo)

Peça feita para alunos da Academia Paulista de Música nos anos de 1974/1975, com caráter didático.

 

Poliedros – (Gpe)

Peça feita para alunos da Academia Paulista de Música nos anos de 1974/1975, com caráter didático.

 

Chorinho alegre – (Tro. fl, pn4)

Peça feita para alunos da Academia Paulista de Música nos anos de 1974/1975, com caráter didático.

 

Happy blues – (Orc, pno)

1ª Audição: MASP, Camerata Paulistana, Edmundo Villani (piano e regente), 1978.

Duração: ca. 4min

♫ ▲


1977


1.977

Timbres, nº 1 – (SI. pno)

1ª Audição: São Paulo, Auditório do Instituto de Artes da UNESP, Edmundo Villani (piano), 1982.

Editado pela Irmãos Vitale, 1977.

Duração: 1min19s

 

Timbres, nº 2 – (SI. pno)

1ª Audição: São Paulo, Auditório do Instituto de Artes da UNESP, Edmundo Villani (piano), 1982.

Editado pela Irmãos Vitale, 1977.

Duração: 2min22s

 

Timbres, nº 3 – (SI. pno)

 

Timbres, nº 4 – (SI. pno)

 

Noneto – (Nnt. ob, cl, fag, tpa, vln I e II, vlc, vIa, cb)

1ª Audição: São Paulo, Teatro Municipal de São Paulo, Conjunto de Câmara do Teatro Municipal, Helena Herrera (regente), 2004.

Vencedor do Concurso Noneto de Munich, patrocinado pelo Instituto Goethe do Brasil (1997).

Duração: ca. 8min

♫ ▲


1978


1.978

Concerto para piano e orquestra, nº 2 – (Pno, orq)

Andante – Allegretto – Cadência – Coda,

Moderato,

Allegreto (Choro breve).

Duração: ca. 22min

 

Triptico – (SI. vlo)

Prelúdio, Interlúdio, Poslúdio.

1ª Audição: São Paulo, Auditório da Capela do Instituto de Artes da UNESP, Gilson Antunes (violão), 1993.

Duração: ca. 11 min

 

Cinco miniaturas Brasileiras – (Duo. fld, pno)

Prelúdio, Toada, Choro, Cantiga de ninar, Baião.

Duração: ca. 12min30s

 

Cinco miniaturas Brasileiras – (Tro. vln, vlc, pno)

Prelúdio, Toada, Choro, Cantiga de ninar, Baião.

1ª Audição: São Paulo, Auditório da Biblioteca Mário de Andrade, Nathan Schwartsmann (violino), Nadyr Tanus (violoncelo), Claudio de Brito (piano), 1979.

Duração: ca. 12min30s

 

Cinco miniaturas Brasileiras – (arc)

Prelúdio, Toada, Choro, Cantiga de ninar, Baião.

Duração: ca. 12min30s

 

Cinco miniaturas Brasileiras – (Qua. vlc I – IV)

Duração: ca. 12min30s

 

O blues (opus 2004) – (Oct. Sax I – V, pno, cb, bat)

Duração: ca. 11min

 

O blues (opus 2004) – (Ojz)

1ª Audição: São Paulo, Memorial da América Latina, Orquestra Jazz Sinfônica, Edmundo Villani (regente), 1993.

Duração: ca. 12min

 

Suíte Coral Papagaio Azul

Bossa-nova, Samba em Prelúdio, Samba de uma nota só (Tom Jobim e Vinicius de Moraes).

1ª Audição: São Paulo, MASP, Coral ECO, Teruo Yoshida (regente), 1978.

Duração: 9min

♫ ▲


1979


1.979

Confissão – (Duo. voz, pno)

Letra e música de Edmundo Villani

 

Desencontro – (Duo. voz, pno)

Letra e música de Edmundo Villani

 

Valsinha de roda – (Duo. voz, pno)

Letra e música de Edmundo Villani

1ª Audição: São Paulo, Casa das Retortas, Efigênia (voz), Camerata Paulistana, Edmundo Villani (regente), 1980.

Duração: 3min19S

 

Verso meu – (Duo. voz, pno)

Letra e música de Edmundo Villani

 

O laço – (Duo. voz, pno)

Letra e música de Edmundo Villani

 

Diga – (Duo. voz, pno)

Letra e música de Edmundo Villani

 

Olá – (Duo. voz, pno)

Letra e música de Edmundo Villani

 

Na sua ausência – (Duo. voz, pno)

Letra e música de Edmundo Villani

 

Rio de ternura – (Duo. voz, pno)

Letra e música de Edmundo Villani

 

Volta – (Duo. voz, pno)

Letra e música de Edmundo Villani

 

Encontro – (Duo. voz, pno)

Letra e música de Edmundo Villani

 

Renascença – (Voz, orq)

Letra e música de Edmundo Villani

Peça vencedora do Concurso Feira Livre da MPB (1981).

1ª Audição: Cláudia (voz), Orquestra Sinfônica da Rádio e TV Cultura, 1981.

Representou o Brasil no 1º Festival do O.T.I. no México.

Duração: 6min

 

Renascença – (Duo. voz, pno)

Letra e música de Edmundo Villani

Peça vencedora do Concurso Feira Livre da MPB (1981).

Duração: 6min

 

Tema com variações para piano solo – (SI. pno)

1ª Audição: São Paulo, Instituto de Artes da UNESP, Edmundo Villani- (piano), 1982.

Duração: ca. 12min

 

A Catedral da Sé: Prelúdio em estilo Bachiano – (SI. org)

Duração: 3min51s

 

A Catedral da Sé: Prelúdio em estilo Bachiano – (SI. pno)

Duração: 3min51s

 

A Catedral da Sé: Prelúdio em estilo Bachiano – (Oqc)

1ª Audição: São Paulo, Casa das Retortas, Camerata Paulistana, Edmundo Villani- (regente), 1980.

Duração: 3min51s

 

A Catedral da Sé: Prelúdio em estilo Bachiano  – (Cji)

Duração: 3min51s

 

Praeludios Onnibus – Duo. cb, pno)

(Dedicada à sua filha Ge (contrabaixista).

1ª Audição: 2º Concurso Nacional de Jovens Intérpretes da Música Brasileira, Ge (contrabaixo), 1984.

Notas: Utilizada na dissertação de mestrado: ZANON, Sonia Regina. “A obra de câmara para contrabaixo acústico de Edmundo Villani: contribuições interpretativas e considerações sobre o idiomatismo do instrumento.” Rio de Janeiro, setembro de 2005. [Mestrado] – UNIRlO.

Duração: 3min41s

 

Belibá – (Duo. pn4)

1ª Audição: Santo André, Ulisses de Castro e Cleyde Soares (piano), 1989.

Duração: 3min20s

 

Beiráceas   – (Duo. pn4)

1ª Audição: Santo André, Ulisses de Castro e Cleyde Soares (piano), 1989.

Duração: 3min33s

 

Beiráceas  – (Qim)

Duração: 3min33s

1ª Audição: Quinteto de Metais do Teatro Municipal de São Paulo, 1979.

♫ ▲


1980


1.980

Balada para as flores – (SI. pno)

1ª Audição: Edmundo Villani (piano), 1981.

Duração: 7min57s

 

Balada para as flores – (SI. Orq)

Duração: 7min57s

 

Praia dos encantos – (Duo. voz, pno)

Letra e música de Edmundo Villani

 

Verso vazio – (Duo. voz, pno)

Letra e música de Edmundo Villani

 

Só sim – (Duo. voz, pno)

Letra e música de Edmundo Villani

♫ ▲


1981


1.981

Choron – (Duo. cb, pno)

1ª Audição: Concurso Nacional de Jovens Intérpretes da Música Brasileira, Ge (contrabaixo), 1984. Dedicada a Gê .

Duração: 4min20s

 

Choron – (Duo. cb, vlo)

1ª Audição: Concurso Nacional de Jovens Intérpretes da Música Brasileira, Gê (contrabaixo), 1984.

Versão para contrabaixo e violão editada por Irokun Brasil Edições Musicais. Dedicada a Gê .

Duração: 4min20S

 

Vocalises, nº 2

1ª Audição: São Paulo, Casa das Retortas, Efigênia (voz)

Camerata Paulistana, Edmundo Villani- (regente), 1981.

♫ ▲


1982


1.982

Frevo fugato – (Cpl. cmi)

1ª Audição: São Paulo, Memorial da América Latina, Coral do Estado de São Paulo, Edmundo Villani (regente), 1995.

Duração: 3min07s

 

Frevo fugato – (Cpl. cfe)

Duração: 3min07s

 

Frevo fugato – (Cji)

Duração: 3min07s

 

Confissões – (Duo. voz, pno)

Letra de Laerte Freire

1ª Audição: São Paulo, Biblioteca Mario de Andrade, Efigênia (voz), Edmundo Villani- (piano).

Duração: 2min11s

 

Confissões – (Duo. voz, vlo)

Letra de Laerte Freire

Duração: 2min11S

♫ ▲


1983


1.983

Pretensioso – Choro – (SI. vlo)

1ª Audição: São Paulo, MASP, Francisco Araújo (violão).

Notas: Peça vencedora do concurso de peças para violão e piano solo, patrocinado pela editora Cultural Musical, em 1985, em São Paulo.

Duração: 3min50s

 

Pretensioso – Choro – (SI. pno)

Notas: Peça vencedora do concurso de peças para violão e piano solo, patrocinado pela editora Cultural Musical, em 1985, em São Paulo.

Duração: 3min50s

 

Pretensioso – Choro – (Tro. vlo I – Ill)

Duração: 3min50s

 

Pretensioso – Choro – (Duo. fl, pno)

Duração: 3min50s

 

Pretensioso – Choro – (Duo. vlo I e II)

Duração: 3min50s

 

Pretensioso – Choro – (Duo. vib, pno)

Duração: 3min50s

 

Pretensioso – Choro – (Duo. vlc, pno)

Duração: 3min50s

 

O orelha – Choro – (Duo. el, pno)

1ª Audição: São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Ed e conjunto. Dedicada a Ed .

Dura(:rio: 3min10s

 

Prelúdio e Fuga – (Sl. org)

Duração: 4min

 

Prelúdio e Fuga – (Qua. Vlc I – IV)

1ª Audição: São Paulo, Capela do Instituto de Artes da UNESP.

Duração: 4min

 

Prelúdio e Fuga – (SI. pno)

Duração: 4min

♫ ▲


1984


1.984

Música para o ballet: O Mundo Encantado da Música – (Orq)

  1. Abertura;
  2. O fazedor de bonecos;
  3. A fada;
  4. Pássaros;
  5. Borboletas;
  6. Anjos;
  7. Música da flauta;
  8. Música da trompa;
  9. Música do xilofone;
  10. Música do fagote;
  11. Música do clarinete;
  12. Música do oboé;
  13. Música do trompete;
  14. Música do tambor.

1ª Audição: São Paulo, Auditório Hebraica, Orquestra de alunos do Conservatório do Brooklin.

Duração: 50min

♫ ▲


1985


1.985

Ritmata, nº 1 – (SI. pno)

1ª Audição: Rio de Janeiro, Salão Leopoldo Miguez, “Panorama da Música Contemporânea”, André Carrara (piano).

Duração: 5min

 

Ritmata, nº 2 – (SI. pno)

1ª Audição: Rio de Janeiro, Salão Leopoldo Miguez, “Panorama da Musica Contemporânea”, André Carrara (piano).

Duração: 6min20s

 

Motivo – (Duo. voz, pno)

1ª Audição: Rio de Janeiro, Salão Leopoldo Miguez, “Panorama da Música Contemporânea Brasileira”, Efigênia (voz), Edmundo Villani (piano).

Duração: 4min20s

♫ ▲


1986


1.986

Ponteios, nº 5 – (Sl. pno)

 

Toada – (Duo. cl, pno)

1ª Audição: Sergio Burgani (clarinete).

♫ ▲


1987


1.987

Concertante, cIarineta e orquestra – (Cl, orq)

  1. Introdução (Cadência) e Allegro;
  2. Intermezzo;
  3. Final.

Duração: 30min

 

Concertante, cIarineta, sintetizador, piano acústico e percussão – (CI, sot, pno, per)

  1. Introdução (Cadência) e Allegro;
  2. Intermezzo;
  3. Final.

1ª Audição: Grupo PIAP, John Boudler (regente), Sergio Burgani (regente), 1987.

Duração: 30min

 

CicIo Cecília Meireles – (Duo. voz, pno)

  1. Cântico XXV;
  2. Do caçador feliz;
  3. Imaginaria serenata;
  4. Da música de Maria Efigênia;
  5. Motivo.

Peça dedicada à Efigênia

1ª Audição: São Paulo, Biblioteca Mario de Andrade, Efigênia (voz), Edmundo Villani (piano).

Notas: recebeu o Prêmio A.P.C.A. em 1988.

Duração: 15min

 

CicIo Cecília Meireles – (Voz, orq)

  1. Cântico XXV;
  2. Do caçador feliz;
  3. Imaginária serenata;
  4. Da música de Maria Efigênia;
  5. Motivo.

Peça dedicada à Efigênia.

Duração: 15min

♫ ▲


1988


1.988

Três Impressões Afro-Brasileiras – (Qac)

  1. Moderato;
  2. Lento (Dolente);
  3. Vivo (Congada).

1ª Audição: São Paulo, Instituto de Artes da UNESP, Quarteto Kubala, 1998.

Duração: 10min

 

Três Impressões Afro-Brasileiras – (Qua. fl, el, ob, tpa)

  1. Moderato;
  2. Lento (Dolente);
  3. Vivo (Congada).

Duração: 10min

 

Introdução e/ao Desafio – (Duo. tbn, pno)

1ª Audição: São Paulo, Anfiteatro da U ESP, Wagner Polistchuk (trombone), Kátia Bonna (piano).

Duração: 6min

 

Introdução e/ao Desafio – (Duo. tpa, pno)

Duração: 6min

 

Introdução e/ao Desafio – (Tbn, orq)

Duração: 6min

♫ ▲


1989


1.989

Pretensioso – (Choro de Concerto) – (Tro. vlo I – Ill)

1ª Audição: São Paulo, MASP, Violão Câmara Trio.

Duração: 3min50s

 

Frevo fugato – (Tro. vlo I – III)

Duração: 2min50s

 

Ritmata nº 1 – (Tro. vlo I – III)

 

Rapsódia Brasileira – (Qua. d, sxs, sxt, pno)

1ª Audição: São Paulo, Teatro Municipal de São Paulo, Demetrio de Santos Lima (saxofone), Edmundo Villani (piano), 1989.

Duração: 13min

 

Caetê Jururê (A súplica da floresta) – (Orq)

1ª Audição: Campos do Jordão, Auditório Claudio Santoro, “Festival de Inverno de Campos do Jordão”, Orquestra Jazz Sinfônica, Edmundo Villani (regente), 1991.

Duração:: ca. 9min

 

Baile Imaginário – (Cor. cmi, pno)

Letra de JúIio Bellodi

1ª Audição: São Paulo, Instituto Normal de Musica, Auditório Villani-Côrtes, Adriano (voz), Antonio Vaz Leme (piano), 1993.

Duração: 3min20s

 

Sina de cantador – (Cor. cmi, pno)

Letra de Júlio Bellodi

Duração: 5min

♫ ▲


1990


1.990

Choro urbano – (Tro. voz I e II, pno [ou] SI. pno [ou] Qua)

Letra de Julio Bellodi

Duração: 2min34s

 

São Paulo – (Duo. voz, pno)

Parceiro com Julio Bellodi

Duração: 4min30s

 

São Paulo – (Cor. cmi, orq)

Parceiro com Julio Bellodi

1ª Audição: Coro e Orquestra dos Postais Paulistanos, 1995.

Duração: 4min30s

 

Casulo – (Duo. voz, pno)

Parceria com Julio Bellodi

1ª Audição: São Paulo, Auditório da USP, Martha Herr (voz), Marizilda Hein (piano), 1993.

Dedicada a Marco Aurélio Yano.

Duração: 4min

 

Viagem – (Duo. voz, pno)

 

Choro urbano – (Duo. voz, pno)

Letra de Júlio Bellodi

Notas: Versão com letra do Choro a duas vozes.

 

Presente – (Duo voz, pno)

 

Carolina – (Duo. voz, pno)

Letra do poeta Júlio Bellodi, dedicada a sua neta Carolina.

1ª Audição: São Paulo, Teatro Municipal, Recital “Musica em Família”, Efigênia (voz), Marcelo Guelfi (piano), 1996.

Duração: 4min31s

 

Caetê Jururê – (Duo. pno I e II)

 

Caetê Jurure – (Orq. flm, fl I e II, ob I e lI, cl I e II, fag I e II, tpa I – IV, tpt I – Ill, tbn I- III, tub, tmp, xii, vib, pra, cxc, hpa I e Il, vln I e II, vIa, vlc, cb)

1ª Audição: Rio de Janeiro, Bienal de Música Contemporânea, Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro, Lutero Rodrigues (regente), 1999.

 

Choron – (Duo. cb, pno)

♫ ▲


1991


1.991

Ascensão – (Sex. org, qim)

1ª Audição: Quinteto de Metais do Teatro Municipal de São Paulo, Dorotea Kerr (órgão), 1991.

Duração: 8min

 

Ascensão – (Qim, orq)

Duração: 8min

 

Ponteio da Savana – (bd. sax I – IV, tpt I – IV, tbn I – Ill, pno, cb, bat)

Dedicada a Banda Savana

 

A lenda do caipora – (Orq. FI, ob, e1, fag, tpa, tpt, tbn, tmp, qac, cb, pno)

1ª Audição: Campinas, Centro de Convivência de Campinas, Orquestra Sinfônica de Campinas, Benito Juarez (regente).

Notas: Partitura disponível na Academia Brasileira de Música.

Duração: 9min

 

Raízes – (Duo cb, per)

Peça feita para a Abertura do Encontro Internacional de Contrabaixistas da UNESP, 1991.

Notas: instrumentação descrita (berimbau, vibrafone e tumbadora).

Duração: min

 

Série brasileira para flauta e piano – (Duo fl, pno)

Ponteio, Modinha, Valsa e Choro.

1ª Audição: São Caetano, Fundação das Artes de São Caetano, Gabriela Machado (flauta), Ulisses de Castro (piano), 2000.

Duração: ca. 10min

 

Seqüência – (Duo S, pno)

Versos de Marília Freidenson

1ª Audição: São Paulo, Conservatório do Brooklin, Sala Aylton Escobar, Efigênia Cortes (voz), Edmundo Villani (piano), 1993.

Duração: 3minl5s

 

Terceira visão – (Bds, pno)

1ª Audição: Tatuí, Festival de Inverno de Campos do Jordão, Banda Sinfônica de Bolsistas, Roberto Farias (regente), Edmundo Villani-Côrtes (piano).

Duração: smin

 

Águas claras – (Duo. cl, pno)

1ª Audição: Sergio Burgani (clarinete).

Duração: 6min04s

 

Águas claras – (Duo fl, pno)

Duração: 6min04s

 

Águas claras – (Duo. vln, pno)

Duração: 6min04s

 

Eterna música – (Duo S, pno)

Versos de Júlio Bellodi

1ª Audição: São Paulo, Recital de Formatura dos Alunos de Canto e Piano da UNESP, Martha Herr (voz), Beatriz Balzi (piano), 1991.

Duração: 6min05s

 

 

Alma da natureza – (Duo. fl, pno)

Duração: 4min05s

 

Sina de cantador – (Cmi, omt, per, org)

Letra de Julio Bellodi

Notas: Versão feita para um concerto comemorativo em virtude da compra de um novo piano no Teatro Municipal.

 

Introdução e/ao desafio – (Tbn, ojz)

Duração: 6min

 

Choron – (Cb, ojz)

1ª Audição: Gê (contrabaixo). Dedicada a Gê .

Duração: 4min20s

 

Valsinha de roda – (Nnt. S, vie I – VlII)

Duração: 3minl9s

♫ ▲


1992


1.992

Casulo – (Tro. voz, vie, vlo)

Letra de Júlio Bellodi

 

A sessão da câmara – (Sex. S I e II, T, A, B, pno)

Peça dedicada ao Conjunto “Os Mestres Cantores”, em homenagem aos 200 anos do nascimento de Rossini.

Duração: 14min

 

Diálogo – (Duo. vib, mrb)

1ª Audição: São Paulo, Instituto de Artes da UNESP, Semana Ritmo e Som, 1992.

Duração: 6min

♫ ▲


1993


1.993

Samba – (Oct. Vie I – VIII)

1ª Audição: Campos do Jordão, Festival de Inverno de Campos do Jordão, Octeto de Violoncelos, João Mauricio Galindo (regente), 1996.

Duração: 7min

 

Jongata – (Tro. el, vie, pno)

1ª Audição: Estados Unidos da América, Trio Paquito de Rivera, 2001.

Duração: 6min

 

Frevata – (Qua. tbn I – IV)

1ª Audição: São Paulo, Instituto de Artes da UNESP Quarteto Trombonismo, 1994.

Duração: 7min

 

Frevata – (tbn I – IV, bds)

Duração: 7min

 

Frevata – (tbn I – IV, orq)

Duração: 7min

 

Rua Aurora – (Duo. voz, pno)

1ª Audição: São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Martha Herr (voz), Marizilda Hein (piano), 1993.

Notas: Peça vencedora do Concurso “Mario de Andrade”, comemorativo do centenário de nascimento do poeta.

Duração: 1min47S

 

Quando eu morrer – (Duo. voz, pno)

Versos de Mário de Andrade,

1ª Audição: São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Martha Herr (voz), Marizilda Hein (piano), 1993.

 

Djopoi – (Bds)

1ª Audição: Tatuí, Orquestra dos Bolsistas do Festival de Campos do Jordão, Dario Sotelo (regente).

Duração: 6min40s

 

Sonho infantil (Raps6dia Brasileira) – (Bds)

1ª Audição: Tatuí, Orquestra dos Bolsistas do Festival de Campos do Jordão, Mario Sotelo (regente).

Duração: 6min46s

♫ ▲


1994


1.994

Pedrinho’s boogie – (Sl. pno)

Feita especialmente para a gravação do CD de Pedrinho Mattar.

Duração: 3min20s

 

Seresta – (Duo. ob, vlo)

 

A primeira folha do diário de um saci – (Sl. pno)

1ª Audição: Instituto de Artes da UNESP Atílio Mastrogiovani (piano).

Esta peça faz parte da série “As sete folhas do diário de um saci”.

 

A segunda folha do diário de um saci – (Duo. ob, vlo)

1ª Audição: Arcádio Minczuki (oboé) e Giacomo Bartoloni (violão).

Esta peça faz parte da série “As sete folhas do diário de um saci”.

 

A terceira folha do diário do saci – (Sl fl)

1ª Audição: Instituto de Artes da UNESP, Celina Charlier (flauta).

Esta peça faz parte da serie “As sete folhas do diário de um saci”.

Duração: 3min05s

 

A sétima folha do diário do saci – (Vlc, cb)

1ª Audição: Instituto de Artes da UNESP, Valeriealbright (contrabaixo e violoncelo)

Esta peça faz parte da série “As sete folhas do diário de um saci”.

 

Sonata para piano – (Sl. pno)

Lenda, Cantilena, Corrupio

1ª Audição: São Paulo, Centro de Cultura Brasileira, Sala de Cultura Inglesa, Karin Fernandes (piano), 1994.

Duração: 12min10s

 

Quom fusion – Concertante breve – (Qui, bds)

Referência básica para a tese de Doutorado: VILLANI-CôRTES, Edmundo. “A utilidade da prática da improvisação e a sua presença no trabalho composicional do “Concertante Breve” para quinteto e Banda Sinfônica de Edmundo Villani-Côrtes.”

1ª Audição: São Paulo, Memorial da América Latina, Quinteto “Onze e meia”, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Roberto Farias (regente), 13 de abril de 1994.

Duração: 30min

 

Modinha da moça de antes (Sexta folha do diário de um saci) . (Duo, voz, cra)

Letra de Luciano L. Garcez

1ª Audição: São Paulo, Anfiteatro do Instituto de Artes da UNESP, Adriana Giaroia (soprano), Helena lank (cravo), 1994.

Duração: 3min19s

 

Divertimento 94 – (Orq. dp, sxa, tpt, tbn, pno, per, fim)

1ª Audição: Bienal de Música Contemporânea de Santos, Teatro Sérgio Cardoso, 1994.

Peça especial mente encomendada pelo grupo Novo Horizonte para ser executada na Abertura do Festival de Campos do Jordão.

Duração: 9min

 

Concerto para vibrafone e orquestra – (Vib, orq)

Desafio, Intermezzo, Toccata.

1ª Audição: Campos do Jordão, Festival de Campos do Jordão, Auditório Claudio Santoro, André Juarez (vibrafone), Orquestra Sinfônica de Campinas, Benito Juarez (regente), 1996.

Duração: 22min

 

O passarinho da praça Matriz  – (Cor. cmi, ors)

1ª Audição: Tatuí, Orquestra de Sopros do Conservatório de Tatuí e Coral do Conservatório, Dario Sotelo (regente), 1997.

Duração: 15min

♫ ▲


1995


1.995

Balada para as flores – (Pno, orq)

Duração: 7min57s

 

Postais paulistanos: Suíte Sinfônico-coral – (Cmi, orq)

  1. Catedral da Sé; 2. Opus 2004; 3. Mercado das flores; 4. São Paulo

1ª Audição: São Paulo, Memorial da América Latina, Orquestra Jazz Sinfônica e Coral do Estado de São Paulo Aylton Escobar; Roberto Farias; Nelson Ayres; Edmundo Villani-Côrtes (regentes), 1995.

Duração: ca. 30min

 

Dança dos quatro mestres – (Qua. cb I – IV)

Editada pela Yrokun Brasil Edições Musicais.

Duração: 4min32s

 

Divertimento 95 – (Sex. die II, tpa I e II, tbn I e II)

1ª Audição: Festival de Tatuí, Teatro Procópio Ferreira, Edmundo Villani-Côrtes (regente), 1995.

Duração: ca. 7min

 

Choro do João – (Duo. sxt, pno)

Dedicada ao seu neto João Gonçalves Côrtes.

Duração: 3min40s

 

Choro do João – (Duo. fl, pno)

1ª Audição: Tatuí, Teatro Procópio Ferreira, Festival de Campos do Jordão, Marcos Kiehl (f1auta), Edmundo Villani-Côrtes (piano), 1995.

Dedicada ao seu neto João Gonçalves Côrtes.

Duração: 3min40s

 

The crazy boy’s theme

1ª audição: Tatuí, Auditório Procópio Ferreira, Alexander (sax alto), Magno Bissoli (bateria) e Edmundo Villani-Côrtes (piano).

Duração: 3min05s

 

Luz – (Duo. cl, pno)

Duração: 4min30s

♫ ▲


1996


1.996

A festa da Tocandyra – (Duo. cra, vlo)

1ª Audição: São Paulo, MASP, Ilzo Muner (cravo) e Ângela Muner (violão), 1996.

Composta para o DVD Ilzo Muner (cravo) e Ângela Muner (violão).

Duração: 3min30s

 

Sonatina para piano solo – (SI. pno)

Ingênuo, Tristonho, Agitado.

1ª Audição: Concurso Souza Lima, Carolina Souza Lopes (vencedora), 1996.

Duração: 4min02s

 

Chorando – (Duo. cb, pno)

1ª Audição: Belo Horizonte, Concurso de pe\;as para contra baixo, peça classificada em 3º Lugar, 1996.

Duração: 4min

 

Concerto para contrabaixo e orquestra – (Cb, orq)

Toada, Cantiga, Embolada.

1ª Audição: Bragança Paulista,Teatro Municipal, Tibo Delor (contra baixo), Orquestra Sinfônica de Bragança Paulista, Eduardo Ostergreen (regente), 2002.

Obra dedicada a minha filha Gê Côrtes.

Duração: 17min

 

Concerto para contrabaixo e orquestra – (Duo. cb, pno)

Toada, Cantiga, Embolada

Dedicada a minha filha Gê Côrtes.

Duração: 17min

 

Poema brasileiro – (SI. pno)

1ª Audição: São Paulo, lnstituto Normal de Música, Auditório Villani-Côrtes, 1997.

Dedicada ao amigo Luis Roberto Trench.

Durar;ao: 4min38s

 

Poema brasileiro – (Orc)

1ª Audição: São Paulo, lnstituto Normal de Música, Auditório Villani-Côrtes, 1997.

Dedicada ao amigo Luis Roberto Trench.

Duração: 4min38s

 

Ave Maria – (Cpl. cmi)

1ª Audição: São Paulo, Museu da Casa Brasileira, Efigênia Côrtes (voz), Edmundo Villani-Côrtes (piano), 2001.

Duração: 3min

 

André no frevo – (Duo. vib, pno)

1ª Audição: São Paulo, Saguão do Teatro Municipal, André Juarez (vibrafone), Edmundo Villani Côrtes (piano) 1997.

Duração: 2min11S

 

Vozes do agreste

1ª Audição: Brasil, Grupo de metais da “Salford University”, 1997.

Dedicada a “Salford University Brass Band”. Patrocinada pela Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa que comissionou a obra.

Duração: smin41s

♫ ▲


1997


1.997

Concerto para piano e Banda Sinfônica A terceira visão – 2º e 3º movimentos – (Pno, bds)

2º. Os ascendentes caminhos do espírito. 3º. O alegre encontro da eterna morada.

1ª Audição: São João da Boa Vista, Festival de São João da Boa Vista, Claudio Richerme (piano) e a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Roberto Farias (regente), 1997. Com estes movimentos o concerto para piano e orquestra se completou.

Há uma versão para orquestra sinfônica estreada em 2001 pela pianista Karin Fernandes, com a orquestra Sinfonia Cultura, regência de Lutero Rodrigues.

Duração: 2smin

 

Concerto para piano e Banda Sinfônica A terceira visão – 2º e 3º movimentos – (Pno, orq)

2º. Os ascendentes caminhos do espírito. 3º. O alegre encontro da eterna morada.

1ª Audição: Orquestra Sinfonia Cultura, Karin Fernandes (piano), Lutero Rodrigues (regente), 2001.

Com estes movimentos o concerto para piano e orquestra se completou.

Duração: 2min

 

Pequena fantasia sobre o tema dos escravos de Job – (Cif, bds)

1ª Audição: Orquestra e cora infantil, Nicolau Martins deOliveira (regente), 1998. Pe\;a comissionada pela banda

Sinfônica de Volta Redonda – RJ.

Duração: 4min4s

 

Impressões de um ensaio geral – (Gpe)

1ª Audição: Grupo de Percussão do lnstituto de Artes da UNESP (PlAP), John Boudler (regente), 1997.

Peça para dez percussionistas. Peça comissionada para um projeto de gravação de um CD de compositores

brasileiros para percussão.

Duração: 7min33s

 

O Gabriel chegou – (Duo, sxt, pno)

1ª Audição: São Paulo, Recital no Centro Cultural de São Paulo, Ed. Cortes (sax tenor) e Edmundo Villani-Côrtes (piano), 1999.

Peça dedicada ao neto Gabriel Gonçalves Cortes.

Duração: 3min8s

 

Cantatinha de Natal – (Cor. cif, pno)

1ª Audição: São Paulo, Teatro Municipal de São Paulo, Coral e coral infantil “Eco”, Teruo Yoshida (regente), 1998.

Estréia doméstica no natal de 1997, com a presença e participação de filhos, sobrinhos e netos.

Duração: 15min

 

Ária de Ceucy – (S, cmi, orq)

Duração: 3min

 

Ária de Ceucy – (Duo. S, pno)

1ª Audição: Recital na Sala do Instituto Villani Côrtes do Instituto Normal de Música, Efigênia Côrtes (voz), Edmundo Villani-Côrtes (piano), 1998.

Duração: 3min

 

Ópera Poranduba. O fogo fascina – (Cmi, orq)

1ª Audição: Rio de Janeiro, Auditório da Uni-Rio, Orquestra e Coro, Wendell Kettle (regência), 2002.

Coral Brasil Ensemble preparado pela maestrina Maria José Chevitarese.

Duração: 4min

 

Ópera Poranduba. Quando ainda não era … – (Cif, orq)

1ª Audição: São Paulo, Anfiteatro Camargo Guarnieri na USP, Coral Eco, Teruo Yoshida (regência), Edmundo Villani Côrtes (piano), 1998.

Duração: 6min

♫ ▲


1998


1.998

Clara – (SI. Pno)

Dedicada à Clara Ingrid Trench.

Duração: 3min

 

Oferenda – (Duo. voz, pno)

São Paulo, Museu da Casa Brasileira, Efigênia Cortes (voz), Edmundo Villani-Côrtes (piano), 2001.

Texto: São João da Cruz.

Duração: 3min9S

 

Para sempre – (Duo. voz, pno)

Letra de Edmundo Villani-Côrtes para a melodia do Prelúdio das Cinco Miniaturas Brasileiras.

1ª Audição: São Paulo, Museu da Casa Brasileira, Efigênia Côrtes (voz), Edmundo

Villani-Côrtes (piano), 2001.

Duração: 3mi017s

 

Prelúdio (das Cinco Miniaturas Brasileiras) – (Ors)

1ª Audição: Tatuí, Teatro Procópio Ferreira, Orquestra de Sopros de Tatuí, Dario Sotelo (regente), 1999.

Duração: 3mi017S

 

Congada – (Ors)

1ª Audição: Tatuí, Teatro Procópio Ferreira, Orquestra de Sopros de Tatuí, Daria Sotelo (regente), 1999.

Duração: 3min17s

 

Pequena fantasia sobre o tema dos escravos de Job – (Ors)

1ª Audição: Tatuí, Teatro Procópio Ferreira, Orquestra de Sopros de Tatuí, Daria Sotelo (regência), 1999.

Duração: 4minls

 

O passarinho da praça da Matriz – (Qua. S, Bar, ob, pno)

1ª Audição: São Paulo, Museu da Casa Brasileira, Efigênia Côrtes (soprano), Yuri Taruskevicius (barítono), Edmundo Villani Côrtes (piano), 2001.

Duração: 5min

♫ ▲


1999


1.999

Álbum de choros para piano solo – (SI. pno)

  1. Os chorões da Paulicéia;
  2. O orelha;
  3. Choro do João;
  4. O Gabriel chegou;
  5. Choro urbano;
  6. Choro miniatura;
  7. Choro das madrugas;
  8. Choro patético;
  9. Canhoto também tem vez;
  10. Pretensioso

Quase todas as músicas já existiam em separado. O compositor fez versões para piano solo de algumas, revisou outras e compôs outras. Ainda não houve um lançamento oficial do álbum no seu contexto integral.

 

Te Deum – (Vss I – IV, Coro SATB)

1ª Audição: Juiz de Fora, aniversário da cidade de Juiz de Fora, Edmundo Villani-Côrtes (regente), 30/05/2000.

Notas: Nesta ocasião a obra foi registrada em CD.

 

Homem filho do fogo – para ballet e Orquestra – (Orq)

 

Não viveu quem não ficou … – (Bar, orq)

 

Balada das águas – (M, orq)

 

Cinco Interlúdios – (SI. Pno)

1ª Audição: Recital da Fundação das Artes de S.C.S, Ulisses de Castro, 2000.

Fazem parte do álbum onde se encontram os dez prelúdios. Editada pelo Estúdio Dois.

Duração: 12min

 

Três peças para duos de vibrafones – (Duo vib I e II)

Dyloiá

Duração: 1min18s

Dfixú

Duração: 3min10s

Smirf

Duração: 2min20S

 

Divertimento 99 – (Duo. ob, pno)

1ª Audição: Saguão do Teatro Municipal, André Ficarelli (oboé), Rosana Civile piano), 2000.

Duração: 4min

♫ ▲


2000


2.000

Concerto para flauta e Orquestra – (FI, orq)

1ª Audição: Londres, Saint ]ohnes Cathedral, Orquestra do Convent Garden, Marcelo Barbosa (flauta), Richard Markson (regente), (08/0412000).

Obra dedicada a meu pai.

 

Três Cantatas – (M, qim, pno)

  1. Texto do A I. 5;
  2. Carta de renúncia de Jânio Quadros;
    3. Carta testamento de Getúlio Vargas.

1ª Audição: Rio de Janeiro, Auditório do Banco do Brasil, Regina Helena de Mesquita, Quinteto Art Metal, Edmundo

Villani-Côrtes (regência e piano), 18/04/2000

 

Ponteio das Alterosas – (Tpt, ors)

1ª Audição: Belo Horizonte, Encontro Internacional de Instrumentos de Metal, Carlos Suplicio (trompete), Banda Sinfônica da U.F.M.G., Edmundo Villani-Côrtes (regente), 17/05/2000.

Duração: 9min

 

Ponteio das Alterosas – (Tpt, pno)

Duração: 9min

 

Sinfonia, nº 1 – (Orq)

1ª Audição: Campos do Jordão, Festival de Inverno de Campos do Jordão, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Benito Juarez (regente), 07/2000.

 

Caratinguê – (Qui. vln, via, vie, cb, pno)

1ª Audição: São Paulo, SESC Ipiranga, Quinteto D’elas, 10/03/2000.

Duração: 7min

 

Caratinguê – (Qua. fl, cl, vlc, cb)

Duração: 7min

 

Roiati – (Qac, pno)

1ª Audição: Auditório da Faculdade São Bento, Camerata Antunes, Eduardo Tagliatti (piano), Edmundo Villani Côrtes (regente), 2005.

Duração: 7min

 

Choro Patético – (Oqc)

1ª Audição: São Paulo, SESC Ipiranga, Orquestra de Câmara de São Paulo, 09/11/2000.

 

Choro Patético – (Qua. fl, ob, fag, vlo)

 

Choro Patético – (SI. pno)

 

Vento Serrano – (Tro. T, tpa, pno)

Obra baseada em versos de Francisco Moura Campos

Intérpretes: São Paulo, Concertos MUBE, Lenine Santos (tenor), Achille Picchi (piano), Oséas Arantes (trompa), 25/11/2000.

Duração: 5min

 

Álbum de Dez Prelúdios e Cinco Interlúdios – (SI. pno)

1ª Audição: São Paulo, Teatro do Sesi, Ulisses de Castro (piano), 04/06/2000.

Notas: Ulisses de Castro também foi responsável pela edição da obra. Editada por Estúdio Dois.

♫ ▲


2001


2.001

Ibira Guira Recê – (Sxa, orq)

1ª Audição: Tatuí, Teatro Procópio Ferreira, Orquestra Sinfônica Paulista, Dale Undelwood (saxofone), Dario Sotelo (regente), 2002.

Dedicada ao saxofonista Dale Underwood.

Duração: 9min

 

3 Miniaturas 2001 – (Duo. ob, pno)

1ª Audição: Auditório da Faculdade Santa Marcelina, Lançamento do 2ª CD do grupo AUM, Gilson Barbosa (oboé), Arlete Tironi Gordilho (piano).

Peça dedicada a uma “Princesinha” que faleceu.

Duração: 4min57s

 

Adágio – (SI. pno)

1ª Audição: São Paulo, MuBe, Paulo Gori (piano), 2002.

Duração: 5min

 

Prefiro – (Duo. M, pno)

Letra de Itagyba Kuhlmann

1ª Audição: São Paulo, Palestra na Universidade Livre de Música.

Dedicada a mezzo-soprano Regina Helena Mesquita.

Duração: 3min15s

 

Retrato de uma alma – (Duo voz, pno)

Baseada em texto de Mônica Côrtes

1ª Audição: São Paulo, Centro Cultural São Paulo, Yuri Jaruskevicius (barítono) e Roseli Gonçalves Freire (piano), 16 de dezembro de 2001.

Dedicado ao barítono Yuri Jaruskevicius.

Duração: 3min20s

 

Pro Renato – (Duo. fld, pno)

♫ ▲


2002


2.002

Cantata para Quinta-Feira Santa: A última ceia

  1. Jesus manda preparar a Páscoa;
  2. A Ceia – O lavapés;
  3. A instituição da Eucaristia;
  4. O Anúncio da traição;
  5. Pedro negara Jesus;
  6. Oração no monte das Oliveiras.

1ª Audição: Rio de Janeiro, Centro Cultural Banco do Brasil, 27 de maio de 2002. Dedicada a Orquestra de Solistas da orquestra Sinfônica da UFRj e Coro da Camerata Pró-Arte.

Peça encomendada pelo Centro Cultural Banco do Brasil.

 

Seresta – (SI. fl)

1ª Audição: Fortaleza, Festival Internacional de Flautistas, 27 de setembro de 2002.

Dedicada ao flautista Raul Costa D’Avila.

 

Introdução e Choro – (Sl. fl)

1ª Audição: São Paulo, Escola Municipal de Música, 16 de agosto de 2002.

Dedicada a flautista Celina Charlier.

 

Álbum de Retratos – (Orq)

1ª Audição: São Paulo, Memorial da América Latina, Orquestra Jovem Tom Jobim, 08 de dezembro de 2002.

 

Trombonata – (Thn I- XVI)

1ª Audição: Salvador, Encontro Internacional de Trombonistas, Edmundo Villani-Côrtes (regente), 02 de fevereiro de 2002.

 

Sem Nome – (Duo. voz, pno)

Texto de Mônica Côrtes

 

Restituo estas chaves – (Duo. voz, pno)

Versos de Carlos Drumond de Andrade

 

Se procurar bem – (Duo. voz, pno)

Versos de Carlos Drumond de Andrade

 

Você não sabe – (Duo. voz, pno)

Versos de Curt Côrtes

 

Valsa Seresteira – (Tro. fl, c1, fag)

♫ ▲


2003


2.003

Frevo Paulista – (Cpl)

 

Minha Saudade – (Duo. voz, pno)

Versos de Lula Cortes

 

Sakura: fantasia – (Duo fl, pno)

 

Momento Concertante – (Tub I – IV, ors, per)

 

A sombra da Mangabeira – (SI. vlc)

Dedicada à Raiff Dantas.

 

Valsa Festiva – (SI. pno)

 

Valsa Saudosa – (Sl. pno)

♫ ▲


2004


2.004

Missa em homenagem aos 450 anos de São Paulo e da Igreja do Pátio do Colégio – (Cmi, vss I – IV, orq)

Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus, Benedictus, Agnus Dei.

 

Concerto “O Aqüífero Guarani”. Segundo movimento – (Tpt, orq)

 

Concerto para trompete. “Valsa Rancheira”, 3º  movimento

1ª Audição: São Paulo, Memorial da América Latina, Banda Sinfônica Jovem, Mônica Giardini (regente), Anor Luciano (trompete), 18 de setembro de 2004.

 

Concertino para trompa e orquestra de câmara – (Tpa, oqc)

1ª Audição: São Paulo, Teatro Municipal, Henrique Lian (regente), Alexandre Ficarelli (trompa), 10 de outubro de 2004.

Peça encomendada para a Serie de Música de Câmara do Teatro Municipal de São Paulo.

 

Espelhos – (Duo. voz, pno)

Versos de Mônica Cortes

 

Por você, por mim – (Duo. voz, pno)

Versos de Itagiba Kuhlmann

 

Encontro – (Duo. vib, vlc)

Dedicada aos amigos Ana Leticia e Paulo Santoro.

 

Impressões de uma marcha rancho – (Tro. vln, pno, hpa)

Peça encomendada pelo projeto Banco do Brasil Cultural, enfocando o carnaval, composta para o trio D’Ambrosio.

♫ ▲


2005


2.005

Águas claras – (SI. pno)

Duração: 6min04s

 

Ipê Amarelo – (Duo. fl, pno)

Dedicada ao duo Ana Amélia Wingetter (flauta) e Regis Gomide (piano).

 

Sinfonia, nº 2 – (Bds)

Abertura, Modinha, Capoeiras, Valsa Festiva.

Peça encomendada pelo maestro Dario Sotelo.

♫ ▲


2006


2.006

Pela janela do meu quarto – (Duo. voz, pno)

Versos de Mônica Martins

 

Villani in the Village – (Duo. fl, pno)

Dedicada ao duo Celina Charlier (flauta) e Eshanta Peiris (piano).

 

Matinta Perêra – (Orq. fl, ob, cl, fag, tpa I e II, tbn I e II, tub, cel, hpa, acd, vlo, tmp, pra, cxc)

Parceria com Ed Côrtes

Trilha musical para o desenho animado do mesmo nome, criado e dirigido por Humberto Avelar

Duração: 11min10s

 

As três primaveras – (Tro. fl I e II, pno)

Encomenda da Associação de flautistas de Nova York.

 

Coração Latino – (Duo.2pn)

 

A quarta queda de Jesus – (Sl. pno)

Notas: Descreve o momento que Simão de Cirene passa a carregar a cruz de Cristo debilitado pela excessiva flagelação a que foi submetido.

♫ ▲


Centro Cultural São Paulo . discoteca Oneyda Alvarenga

Livros de Música Contemporânea Brasileira . Musicografia . Edmundo Villani-Côrtes

http://www.centrocultural.sp.gov.br/musica_contemporanea/apresentacao.htm